IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOS SETORES DE UMA EMPRESA

Com o passar dos anos, os empresários perceberam que quando não há integração dos setores de uma empresa, podem aparecer prejuízos. Por conta de uma grande variedade de departamentos em corporações, as equipes acabam perdendo o diálogo, gerando conflitos, erros e falta de cooperação. Mas, para que haja uma integração saudável, é necessário inovação e boas relações de trabalho.

Mas o qual o significado de integração?

Pode-se dizer que integrar nada mais é que adaptar-se a um grupo, participar da coletividade, agregar, constituir.

Ou seja, em um ambiente empresarial, a integração tem como objetivo de agregar setores diversos com o intuito de melhor  funcionamento dos mesmos.

Antiguidade X Atualidade

Há alguns anos, os departamentos ficavam isolados, através da visão “vertical” e hierarquizada. Os setores não se dialogavam e acabavam perdendo valor no processo de atendimento ao cliente.

Com a chegada da integração nas empresas, a visão “horizontal” tem como consequência a implantação do chamado intraempreendedorimo, que consiste na implantação de melhorias a partir dos funcionários. Mas, você deve estar se perguntando: então quem manda é o funcionário? Não. Como os funcionários lidam mais com situações-problemas dentro de suas empresas, os mesmos possuem liberdade para implantar novos projetos visando maiores melhorias.

Quais são os benefícios do processo de integração?

Como incentivar a integração em empresas tradicionais:

  1. Promova confraternizações;
  2. Insira projetos intersetoriais;
  3. Invista em ferramentas de comunicação;
  4. Utilize tecnologias para auxiliar na integração;
  5. Defina metas coletivas;
  6. Otimize processos;
  7. Implemente um software de integração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *