FINESTSYSTEM

Administração

Cadastros de clientes, fornecedores, funcionários, cobradores, vendedores, transportadoras, logradouros e cidades estão disponíveis neste módulo.

Economize tempo em verificar o CEP de ruas já cadastradas no Sistema. Através de uma forma simples você pode montar o seu próprio cadastro de logradouros e cidades, ter seus nomes e os seus respectivos CEP's em qualquer cadastro facilmente.

Relatórios e Malas Diretas dos cadastros, onde os Usuários têm a possibilidade de criar os seus próprios critérios de pesquisa.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • cliente
  • consulta rápida de cliente
  • fornecedor
  • vendedor
  • funcionário
  • cobrador
  • logradouros e CEPs diferenciados
  • transportadoras
  • gerador de relatório de cliente, vendedor, transportadora, etc...
  • relatório de aniversariantes de funcionários, vendedores e clientes

Estoque (I)

Utilizado por Usuários que desejam controlar o estoque de suas mercadorias e/ou gerenciar serviços prestados. Os serviços podem ser vinculados ou não a venda de mercadorias. Requer o módulo Administração.

Através do acionamento da tecla que aciona a janela de Consulta Rápida de Mercadoria, o Usuário tem uma forma fácil e ágil de consultar saldos e preços unitários das mercadorias cadastradas no Sistema.

O Usuário tem a possibilidade de trabalhar com até 4 (quatro) níveis de agrupamento no cadastramento de mercadorias, e 2 (dois) níveis de agrupamento no cadastramento de serviços. Desta forma, o Sistema disponibiliza em seus principais relatórios, critérios de pesquisa que separam as informações pelo agrupamento selecionado.

Através da geração de Inventário de Mercadoria por períodos, o Sistema facilita a visualização rápida a época de saldos e os respectivos valores de custo de cada mercadoria.

O Sistema trabalha com mais de uma tabela de preço para mercadorias e para serviços, facilitando assim, a criação de novas tabelas promocionais a partir de tabelas já cadastradas. O Usuário pode associar a tabela de preço que melhor convir para o seu cliente.

Nas Compras e Vendas de Mercadoria o Usuário tem a possibilidade de consultar de forma fácil os lançamentos efetuados para cada Fornecedor ou Cliente na mesma janela da sua inclusão.

Após a geração de um Pedido de Compra ou de um Orçamento, o Usuário pode importá-lo nas janelas de Compra e de Venda de Mercadoria respectivamente.

Em Venda de Mercadoria o Sistema possibilita gerenciar o comissionamento por Vendedor através de 4 (quatro) formas: geral (a vista ou a prazo), por mercadoria e vendedor, por faixa de desconto de mercadoria ou por faixa de desconto da tabela de preço correspondente.

O Usuário tem como cadastrar e gerar, mensalmente, as receitas oriundas dos contratos de prestação de serviço firmados com os seus clientes. Esses serviços são gerados pelo Sistema, automaticamente, competência a competência. Possibilita também a realização de cálculo de serviço proporcional, conforme a quantidade de dias restantes para fechar a competência a ser gerada. Ideal para o controle de contratos mensais de prestação de serviço.

Integração total com o módulo Financeiro a partir da geração automática de lançamentos para o Contas a Pagar e a Receber originados pelas Entradas (Compras) e pelas Saídas (Vendas) respectivamente.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • consulta rápida de saldo físico de mercadorias
  • definição de até 4 (quatro) níveis de agrupamento por mercadoria
  • controle de estoque por peso ou unidade
  • configuração e cálculo de royalty por mercadoria
  • associação de tabela de preço por cliente
  • atualização de tabela de preço
  • geração automática de tabela de preço a partir de uma outra tabela de preço
  • impressão de tabela de preço para as mercadorias que sofreram alteração de preço
  • geração e arquivamento de inventário de mercadoria por período
  • realização parcial de pedido de venda e pedido de compra
  • análise de saldo flutuante a partir do pedido de venda e do pedido de compra
  • consulta rápida de saldo flutuante de mercadorias
  • posição de saldo máximo e mínimo considerando o estoque flutuante
  • leitura e geração de código de barra para diversos tipos de etiquetas
  • comissionamento por vendedor, forma de pagamento, mercadoria ou tabela de preço
  • cálculo de peso bruto através de suporte para empilhamento
  • definição de desconto geral ou por mercadoria a partir de cada cliente
  • consulta das últimas compras de cada mercadoria por fornecedor
  • geração e importação de orçamentos para venda e para pedido de venda
  • análise de incidência de orçamentos e vendas de mercadoria por cliente e por vendedor
  • controle de quebra de mercadoria por pedido de venda
  • projeção de aumento de tabela de preço de mercadoria
  • controle de valor mínimo e máximo de pedido
  • histórico de saldo de mercadorias
  • importação interativa de Pedido de Venda

Serviço

  • definição de até 2 (dois) níveis de agrupamento por mercadoria
  • inclusão de serviço na venda de mercadoria
  • associação de tabela de preço de serviço por cliente
  • atualização de tabela de preço de serviço
  • serviço mensal fixo
  • geração automática por cliente de serviço mensal fixo
  • cálculo proporcional do valor do serviço mensal por cliente
  • histórico de serviço inativo

Estoque (II)

Para aqueles Usuários que têm objetivo de analisar o custo real da mercadoria, bem como o gerenciamento das entregas realizadas por cliente e/ou transportadora. Além disso, neste módulo, os Usuários têm o controle das matérias-primas utilizadas pela fabricação ou manufaturamento das mercadorias previamente cadastradas. Requer o módulo Estoque (I).

Ao lançar uma compra, além do Sistema automaticamente calcular o Custo por Média Ponderada Móvel, também calcula, para cada mercadoria, até 3 (três) visões de custo. As visões são fórmulas personalizadas criadas pelo Usuário utilizando-se de variáveis já definidas pelo Sistema.

Com este módulo o Usuário utiliza o cálculo de comissionamento de vendas baseado em Flex. Permite ao Usuário definir uma política de comissionamento capaz de pontuar negativa ou positivamente os seus vendedores. Os vendedores podem utilizar-se de tabelas de preço mais atrativas a seus clientes, diminuindo o montante de sua comissão, por outro lado, pode incrementá-lo a partir de vendas onde a concorrência não for tão acirrada. Excelente forma de gerenciar as perdas e ganhos por venda e por vendedor.

Através da janela de Composição, o Usuário tem a possibilidade de associar para cada mercadoria, mercadorias do tipo matéria-prima. Assim, ao baixar o saldo de uma mercadoria que contem em seu cadastro uma composição, o Sistema encarrega-se de baixar, automaticamente, o saldo de todas as matérias-primas associadas, contemplando as suas respectivas quantidades.

O Usuário pode gerar pacotes de entrega por transportadora ou por cliente. Esses pacotes disponibilizam ao Usuário, dentre outras informações o romaneio de cargas por transportadora. Com este recurso o Usuário tem o controle das mercadorias ainda não entregues ou em entrega, e também das vendas entregues sem seus respectivos recebimentos.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • editor de custo por mercadoria
  • gerenciamento de entrega de mercadoria por transporte próprio ou de terceiros
  • romaneio de carga por entrega, rota ou por cliente
  • composição de mercadoria utilizando-se diversas matérias-primas
  • previsão de matéria-prima por pedido de venda x composição de mercadoria
  • gerenciamento e consolidação de Flex

Faturamento

Utilizado por Usuários que já possuem o módulo Estoque (I) e/ou (II) e estão migrando para a nota fiscal eletrônica ou para impressão de suas notas fiscais em formulário contínuo. Permite a impressão de notas fiscais de venda de mercadoria com ou sem serviço vinculado (conjugada).

A partir da janela de Venda de Mercadoria o Usuário emite notas fiscais despreocupando-se com a quantidade de linhas disponíveis no corpo da mesma, pois após a sua configuração pela APRESI Informática, o Sistema analisa a necessidade de buscar um novo documento fiscal, automaticamente, sem obrigar o Usuário a reparticionar a digitação no momento da venda.

A visualização antes de a nota fiscal ser impressa, evita transtornos e facilita o trabalho de conferência dos serviços e das mercadorias faturadas respectivamente.

O cadastramento prévio de mensagens, que são disponibilizadas para impressão, juntamente com a nota fiscal e com o bloqueto, evita a redigitação de mensagens que precisam ser sempre impressas. Além disso, possibilita que o Usuário configure mensagens inteligentes, as quais são impressas somente se contemplar os critérios previamente selecionados.

O Sistema disponibiliza diversos padrões de duplicatas e bloquetos. Através de convênio firmado com os seus respectivos bancos, o Usuário gera as suas fichas de cobrança com a emissão de código de barras padrão FEBRABAN utilizando-se de impressão a Jato de Tinta ou a Laser.

A partir do cadastramento e configuração prévia das naturezas com os seus respectivos CFOP's, na janela de Notas Fiscais Diversas, o Usuário tem a possibilidade de gerar qualquer tipo de nota fiscal.

O Usuário tem a opção de imprimir uma nota fiscal de serviço conjugada com a de mercadoria. O Sistema permite o cadastramento dos CFPS's utilizados por município e por estado, além de calcular corretamente o valor do ISS por documento fiscal.

Na janela de Cancelamento de Notas Fiscais, o Usuário tem a possibilidade de recuperar a digitação da venda, aumentando assim, a performace dos seus digitadores. Além disso, permite estornar um cancelamento realizado erroneamente, garantindo a integridade dos dados do documento fiscal.

Remissão de Bloquetos e agrupamentos de Notas de Simples Remessa em uma de Simples Faturamento também são opções deste módulo.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • geração e configuração personalizada de nota fiscal individual ou em lote
  • criação e configuração de naturezas com os seus respectivos CFOP's e CFPS's
  • notas Fiscais de Simples Remessa e de Simples Faturamento
  • configuração de até 4 (quatro) estilos de nota fiscal
  • separação automática por mercadoria para impressão de um respectivo estilo de nota fiscal
  • criação de naturezas para operações diversas
  • cálculo de ICMS e ICMS com Substituição Tributária
  • cálculo de redução da base de cálculo de ICMS
  • cálculo de ISS e IPI
  • geração e impressão de bloqueto pré-impresso ou ficha-compensação individual e em lote
  • cadastramento de mensagens inteligentes para cupom fiscal, nota fiscal e bloquetos
  • consulta de notas fiscais ou cupons fiscais cancelados
  • estorno de cancelamento de nota fiscal
  • impressão de duplicatas
  • impressão do NSU (Numeração Seqüencial Única)

Financeiro

Controle de Contas a Pagar e a Receber com opção de baixa automática de títulos utilizando os arquivos gerados através de home-bank do Usuário. Os títulos também são baixados individualmente. O Usuário através de critérios de pesquisa seleciona quais pagamentos deseja realizar. Requer no mínimo o módulo Administração.

Utilização de um Plano de Contas Financeiro (Contas Operacionais) para uma melhor extratificação das despesas e das receitas do Usuário. Através destas Contas Operacionais obtém-se os saldos das Contas Correntes cadastradas no Sistema que são atualizadas automaticamente a cada baixa de título, tanto a pagar quanto a receber.

Através da janela de Cliente ou de Fornecedor o Usuário pode verificar rapidamente a sua Ficha Financeira do cadastro, quantidade de dias em atraso e até mesmo conectar-se diretamente com a origem da despesa ou da receita: Compra de Mercadoria ou Venda de Mercadoria respectivamente.

O Sistema facilita o controle dos títulos originais de Fornecedores e / ou de Clientes num eventual desmembramento. Quando houver baixas com valores menores que dos títulos originais, o Sistema gera automaticamente um lançamento novo contemplando a diferença do valor do título a pagar e / ou a receber.

O Usuário tem diversos relatórios a sua disposição: Fluxo de Caixa, A Realizar X Realizado, Contas a Receber e a Pagar, Conciliação Bancária, Títulos em Cobrança, dentre outros.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • definição de forma e prazo de pagamento por cliente e por fornecedor
  • visualização da ficha financeira de cliente e de fornecedor
  • agrupamento das receitas pelo responsável de cada cliente
  • cadastramento de lançamentos fixos mensais
  • geração automática de lançamentos fixos mensais
  • demonstrativo a receber e a pagar consolidado por cliente e por fornecedor respectivamente
  • geração automática de cheques
  • definição de cheque nulo
  • pagamento no contas a pagar de mais de um título para um mesmo cheque
  • cálculo de juros, multa, desconto e encargos financeiros
  • pagamento parcial de lançamentos do contas a receber e do contas a pagar
  • geração de lançamentos do tipo desmembramento
  • cálculo automático de desconto para pagamento até o vencimento no contas a receber
  • associação nos lançamentos do contas a receber de um cobrador
  • títulos em cobrança ligados a um cobrador
  • títulos compensados e a compensar
  • geração e impressão de bloqueto avulso
  • extratificação da receita em venda de mercadoria e em serviço
  • possibilidade de configurar a canalização da receita para mais de um caixa
  • emissão de recibo de receita ou de despesa previamente lançada
  • acertos de saldos a partir do fluxo operacional
  • transferência entre as contas operacionais de saldos: caixa e bancos
  • consolidação dos saldos das contas operacionais
  • segurança na baixa de lançamentos evitando distorções nos saldos das contas operacionais
  • conciliação bancária por banco, agência e conta corrente
  • fluxo de caixa por período
  • fluxo de caixa a realizar x realizado por período
  • análise de inadimplência por cliente
  • gerenciamento de limite de crédito por cliente

Ordem de Serviço

Usuários que já possuem o módulo Estoque (I) e/ou (II) e se interessam em organizar a emissão e gerenciamento das Ordens de Serviços em seu estabelecimento comercial. Ideal para Oficinas Mecânicas, Assistências Técnicas, Autorizadas, etc... Requer o módulo Estoque (I).

O Usuário pode efetivar o cadastramento prévio dos valores dos serviços para uma posterior utilização a partir do seu código ou da sua descrição nas janelas de Manutenção e Fechamento de Ordem de Serviço.

Importação automática dos Orçamentos para Ordens de Serviço, tornando-os orçamentos realizáveis. A partir da concretização dos serviços, o Usuário pode também importar a Ordem de Serviço para a janela de Venda de Mercadoria onde ocorre o seu respectivo faturamento.

A partir da importação para Venda de Mercadoria os serviços realizados são computados automaticamente para o módulo Financeiro, distribuindo no Fluxo Operacional ao ser baixado, os respectivos lançamentos: os valores referentes da venda de mercadorias e os valores referentes da prestação dos serviços.

No cadastro de Objetos para Ordem de Serviço, o Usuário configura quais as informações que deseja armazenar do objeto principal do serviço. Desta forma, o Sistema fornece informações sobre a incidência de serviços por objeto.

O Comissionamento por Executante disponibiliza ao Usuário informar em percentual, qual a participação de cada executante sobre a ordem de serviço lançada.

O Usuário ao abrir no Sistema, uma ordem de serviço vinculando-a a uma ordem de serviço do tipo orçamento, tem o controle da realização de todos os itens que foram orçados.

Neste módulo o Usuário ao criar um Orçamento, em Estoque (I), e a partir da Abertura da Ordem de Serviço vinculá-lo, além de eliminar a redigitação, o Sistema também gerencia e compara os quantitativos orçados aos quantitativos efetivamente realizados.

O Sistema permite a entrada de informações de outras despesas contraídas, para o caso de serviços efetivados com terceiros, os quais foram realizados dentro ou fora da empresa.

Principais janelas e recursos disponíveis:

  • alocação de mercadoria por ordem de serviço (saldo flutuante)
  • cadastramento do objeto da ordem de serviço
  • abertura de ordem de serviço por objeto
  • importação de orçamento
  • emissão de protocolo de entrega
  • manutenção da ordem de serviço
  • emissão de requisição de material
  • inclusão de serviço e mercadoria de terceiro
  • fechamento da ordem de serviço
  • definição de mais de um executante por ordem de serviço
  • detalhamento do percentual de trabalho do executante por ordem de serviço
  • ordem de serviço por executante e por objeto
  • comissionamento por executante de ordem de serviço

MultiLoja

Para Usuário que já possuem o FinestSystem FrenteDeCaixa 3.0.00x e/ou FinestSystem 7.0.00X e que desejam criar um servidor de informações consolidador, como também tem a necessidade de disseminar corretamente as informações entre suas filiais como: tabela de preço e cadastramento de mercadorias e de serviços, cadastramento e ficha financeira de clientes, dentre outros cadastros.

Outras Características

Possui um gerenciamento de senhas que possibilita o administrador do Sistema dar acesso aos seus usuários cadastrados módulo por módulo e item por item, criando uma política de segurança para as informações da empresa.

O Administrador FinestSystem facilita o gerenciamento de acesso dos usuários cadastrados, bem como realiza as cópias de segurança permitindo a otimização da base de dados.

Todos os relatórios são visualizados na janela antes de serem impressos. Também possuem uma opção de exportação onde os dados que estão na janela além de serem impressos são exportados para qualquer aplicativo compatível com Windows, como também podem ser enviados via Email, Fax ou até mesmo pela Internet.

Através do logotipo da empresa, os relatórios são personalizados contendo a logomarca ou a fantasia no canto superior esquerdo.

O Sistema possui algumas características de edição que existe nos melhores editores de texto encontrados no mercado. Como por exemplo, a opção de Copiar e Colar que facilita o Usuário no trabalho de digitação.

Migração de uma janela a outra sem a necessidade de fechar a janela atual, facilitando o complemento de informações inerentes a outras janelas.

Conectividade automática e integral com o FinestSystem FrendeDeCaixa 3.0.00x, permitindo a geração de informações a partir de uma venda efetuada por cupom fiscal.

Sistema de localização rápida das descrições contidas nos cadastros, a partir de frações dos nomes ou dos sobrenomes utilizando o caracter " * ".

  • todos os relatórios são gerados no vídeo antes de serem impressos
  • política de acesso aos usuários nos módulos através de senhas
  • possibilidade de controlar as operações por usuário (Inclusão, Alteração,Consulta e Exclusão)
  • navegabilidade fácil entre as janelas
  • sistema corporativo totalmente integrado
  • multi-usuário
  • totalmente integrado com o FinestSystem FrenteDeCaixa v.7.0.00x
  • suporte operacional e suporte técnico
  • manual completo em português

Assistência Técnica

Garantia por 3 ( três ) meses a partir da sua instalação com o atendimento de dúvidas através do tele-suporte ou Internet.

Suporte Técnico a partir da assinatura de um contrato de manutenção mensal o qual garante ao Usuário futuras modificações e/ou possíveis

adaptações necessárias ao seu perfeito funcionamento, como também consultoria para qualquer sinistro que ocorra no(s) equipamento(s) que possa prejudicar a operacionalidade do Sistema.