PREPARE-SE QUE EM NOVEMBRO TEM O DIA DO BLACK FRIDAY!

Já pensou em como será sua estratégia de marketing na data mais importante de vendas do ano? É hora de acelerar seu planejamento com ofertas imperdíveis para assim, poder recuperar o prejuízo que a pandemia causou em toda economia. A Black Friday está se transformando em uma Black November, o que aumenta a importância de planejar bem as ações para manter o engajamento com o cliente durante todo o mês.

Para definir a melhor estratégia comercial para a sua Black Friday nesse ano de 2021, foque nas seguintes dicas:

As principais formas de captação de clientes na internet

1) Saiba quem são seus clientes

É fundamental saber com quem você está falando. Conhecer quem são seus clientes, ter conhecimento de qual categoria/ linha que eles preferem comprar e com que frequência utilizamirá te auxiliar principalmente na escolha do cada canal de atração de seus produtos. Conhecer esses dados permite avançar para perguntas mais complexas, como:

Quantos de seus clientes usam serviços omnichannel, como o “clique e retire”?

Quais são as missões de compra dos clientes?

Qual é a sensibilidade dos clientes a preço?

Quais são seus produtos e categorias chaves para atrair seus clientes?

São perguntas que, sem a coleta e análise de dados, ficam no vácuo. Saber quem são seus clientes e conhecer a fundo seu comportamento faz com que seja possível saber em que categorias focar seus investimentos promocionais.

2) Identifique seus “pontos de combate”

Não dá para ter sempre o melhor preço, o melhor frete, o melhor prazo de entrega, o maior sortimento em todas as categorias e o melhor serviço. Mesmo para marketplaces, é preciso priorizar! E suas prioridades devem ser exatamente aquelas que são mais valorizadas pelos seus melhores clientes, que trazem mais resultados para o seu negócio. A grande questão é priorizar seus “pontos de combate” e utilizar suas melhores armas para trazer de volta seus clientes fiéis, que são os mais valiosos. Os novos clientes poderão vir a ser grandes clientes, mas no futuro.

3) Seja preditivo

Bons varejistas mantém relacionamento constante ao longo de todo o ano com seus clientes, que possibilita entender mudanças de comportamento e novos padrões de consumo, identificando oportunidades de vender mais. O uso de nosso sistema, irá lhe auxiliar a partir dos dados de relatórios os melhores produtos que sua empresa deve investir para obter grandes lucros e realizar melhor Black Friday de todos os tempos!

Precisa de uma entrega no mesmo dia? Saiba como fazer!

4) Inclua a logística em seu planejamento

Saiba que a logística é o maior desafio do varejo na Black Friday. Por isso, não adianta fazer um belo planejamento comercial se você não conseguir entregar. A história da Black Friday no Brasil está repleta de casos de caos nas entregas, fazendo com que pedidos demorassem duas semanas ou mais para serem entregues. O prejuízo à reputação é imenso e leva muito tempo para ser superado. Ao mesmo tempo em que você estabelece sua estratégia comercial para a data, garanta que toda a sua logística esteja alinhada, preparada para dar conta do pico de demanda.

5) Defina metas

“O que não se mede não se controla, o que não se controla não se gerencia”. Você só terá bons resultados se estabelecer metas, fizer um acompanhamento constante e agir rápido se acontecer algum imprevisto. Defina suas metas e coloque-as em prática nesta campanha de Black Friday:

Número de clientes impactados

Taxa de conversão

Volume de vendas

Número de itens na cesta de compras

Crescimento das vendas

Recorrência dos clientes fiéis

Participação de novos clientes nas vendas totais

6) Prepare-se para imprevistos!

Planeje-se mas saiba que sempre surgirão imprevistos, portanto, esteja pronto para esse momento. Suas lojas poderão estar mais estocadas de um produto que uma demanda inesperada, ou algo externo pode mudar as expectativas de consumo. Nesses momentos, ser ágil e flexível faz uma enorme diferença. Oportunidades só podem ser aproveitadas por aqueles que estiverem preparados para elas. Esteja atento ao comportamento do cliente, acompanhando em tempo real e analisando todos os dados possíveis. Quando algo sair do script, avalie a situação para tomar medidas, revisar as ações de marketing e gerar vendas adicionais.

E é claro que a APRESI pode ajudar você com toda a tecnologia para o planejamento e estratégia comercial para o Black Friday. Fique por dentro das novidades para o seu negócio! Entre em contato hoje mesmo com nosso setor comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *