SINTEGRA/SPED: BENEFÍCIOS QUE OFERECEMOS À VOCÊ E SUA CONTABILIDADE!

Se você é empresário e realiza a comercialização de produtos, é importante saber o que é SINTEGRA! O nosso sistema tem como objetivo realizar uma comunicação de maneira integrada dos dados fiscais e tributários, ou seja, ele realiza o controle de dados de entrada e saída interestaduais, feitas pelos contribuintes de ICMS.

O que é SINTEGRA?

SINTEGRA é a sigla para Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. É por meio dele que as empresas possuem seus dados em dia com os órgãos responsáveis, ou seja, é um documento que serve para as empresas comunicarem o governo que estão pagando corretamente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).  A partir deste sistema, o contribuinte de ICMS pode emitir NFe e assim estar de acordo com as especificações da SEFAZ e da Receita Federal.

Quem deve usar o SINTEGRA?

São obrigados a utilizar e repassar dados ao SINTEGRA “todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, entre outros)”.

A secretaria da Fazenda de cada Estado pode optar por algumas exceções, por exemplo os optantes por Microempreendedor Individual (MEI), que não estão obrigados a utilizar o sistema, já empresas do Simples Nacional tem como obrigação a utilização.

Importância do SINTEGRA

  • Organização Fiscal e Administrativa;
  • Prestação de contas ao governo simplificado com a integração de dados da empresa;
  • Acesso facilitado às informações das empresas, pelo SEFAZ e fiscos Estaduais;
  • Segurança durante as transações comerciais das empresas.

O que é SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital, popularmente conhecido como SPED é um arquivo que possui informações referentes à movimentação de produtos e serviços, sejam entradas ou saídas, juntamente às informações das partes envolvidas nessas operações (clientes e fornecedores) ou seja,  consiste na substituição da emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital, garantindo assim a sua autoria, integridade e validade jurídica. O arquivo gerado é referente ao período de um mês completo e tem um software validador fornecido pela receita federal.

Vantagens do SPED

Com a padronização dos livros, o contribuinte terá as seguintes vantagens:

  •  Redução dos custos de armazenamento de documentos.
  •  Simplificação e agilidade dos procedimentos.
  •  Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações da empresa.
  •  Uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas.

Tipos de arquivos SPED

SPED Contábil (ECD): Todas as empresas são obrigadas a gerar, exceto as optantes pelo Simples Nacional; substitui os Livros Diário, Razão e/ou Balancete Diário.

SPED Fiscal (EFD): é o arquivo digital que informa todos os documentos fiscais do período em que são apurados o IPI e o ICMS. Representa a escrituração fiscal da empresa e deve ser apresentado conforme previsto na legislação. Empresas contribuintes do IPI e ICMS, exceto alíquotas dispensadas (que variam por Estado), devem apresentar o SPED Fiscal.

SPED Contribuições: muito conhecido como SPED Pis/Cofins. O EFD Contribuições chegou para substituir o DACON, a declaração que demonstra os cálculos de PIS e COFINS, demonstrando o valor da Contribuição Previdenciária sobre a Receita. Neste caso, tanto as empresas tributadas com base no lucro real, quanto no lucro presumido, estão obrigadas.

Apesar dos sistemas acima possuírem algumas informações em comum, eles possuem variações como:

SINTEGRASPED
Gera um único arquivoPode gerar mais de um arquivo (SPED Contábil, SPED Fiscal e SPED Pis/Cofins)
Possui apenas um validadorPossui mais de um validador

Software de gestão e os benefícios para sua contabilidade

A  APRESI Sistemas de Gestão além de contar com emissores fiscais de qualidade, possui técnicos em nosso suporte específicos para gerar e enviar o arquivo SINTEGRA/SPED direto para sua contabilidade de maneira simples, prática e sem complicação!

Além disso, a implantação de nosso sistema e treinamentos são realizados de forma presencial e/ou remota visando assegurar o bem estar de nossos clientes com ainda módulos específicos que foram desenvolvidos especialmente para atender cada tipo de empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?