QUAL É O MELHOR TIPO DE EMPRESA PARA ABRIR MEU NEGÓCIO?

Para responder essa pergunta precisamos primeiro conhecer mais sobre como será o projeto de sua empresa. Para te ajudar, te convido a preencher a Modelagem Canvas para iniciar seu plano de negócios!

Agora que você já tem uma ideia de como será seu plano de negócios, é importante saber que não existe um tipo de negócio melhor que o outro; tudo dependerá de como será a administração e desempenho seu estabelecimento/empresa.

Tipos de empresas no Brasil

  1. MEI

A sigla significa Microempreendedor Individual que possui uma grande facilidade em relação ao cumprimento de legislação fiscal pois o mesmo é isento de alguns tributos federais, como por exemplo, o Imposto de Renda (IR) e o Programa de Integração social (PIS). Além disso, é ótimo para você que pretende trabalhar por conta própria.

2. EIRELI

A sigla significa Empresa individual de Responsabilidade Limitada. Trata-se de um modelo de microempresa que conta com apenas um único sócio, ou seja, o próprio profissional ou empresário, para a sua abertura. Esse modelo se enquadra perfeitamente para quem foge aos padrões do MEI, seja pelo rendimento anual ou atividade específica. Essa modalidade não possui um limite de faturamento.

3. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

Na Empresa individual (EI) não é preciso algum sócio, assim como na EIRELI. Quem abre esse modelo de empresa não é considerado como sócio da mesma, e sim proprietário único. Por esse motivo, o nome do negócio precisa ser o mesmo de seu dono, exceto o nome fantasia.  O empreendedor que optar por esse formato, deve tomar cuidados em relação a seus patrimônios pois não há como realizar uma separação entre seus bens pessoais e a empresa.

4. SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA

A empresa LTDA, como o próprio nome já diz, é o tipo ideal para empreendedores que possuem sócios. Ao contrário da EI, os bens pessoais dos sócios não são tomados em caso de dívidas empresariais. A partir de um Contrato Social, é possível incluir outros sócios, na qual os mesmos terão a responsabilidade limitada em relação ao capital social da empresa.

5. SOCIEDADE SIMPLES

É uma empresa de prestação de serviços, geralmente composta por 2 ou mais sócios do mesmo ramo com o mesmo objetivo que o seu negócio. Podemos dividí-la em Sociedade Simples Limitada (conta com a separação de bens pessoais para que não seja tomado seu respectivo patrimônio pessoal) e Sociedade Simples Pura (não conta com a separação de bens pessoais, sem a possibilidade de separação de patrimônios como o EI).

6. SOCIEDADE ANÔNIMA

Chamadas também por S.A, são conhecidas como “acionistas”, ou seja, são empresas que os sócios dividem o seu devido capital em ações, obtendo portanto, total liberdade para a compra e venda de ações. A S.A pode ainda ser dividida em:

– Capital aberto que são aquelas que vendem ações na bolsa de valores

– Capital Fechado que não vendem ações para o público, e sim para outros sócios da mesma empresa ou para “convidados”.

7. SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL

Também conhecida por Sociedade Unipessoal, nessa empresa não é preciso de um sócio para sua abertura. Ela é formada por apenas uma pessoa, apesar de ter o nome de “sociedade”! Em caso de dívidas, o patrimônio pessoal não pode ser utilizado para quitar as mesmas. Apesar de parecida com a LTDA, esse modelo não necessita de um valor mínimo de Capital Social, ou seja, é possível abrir seu negócio sem grandes investimentos, como por exemplo, R$ 1 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *