QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE?

O que é gestão de estoque?

Gerir o estoque trata-se de um processo de gestão de mercadorias, que garante controlar o acumulo de materiais, visando suprir as necessidades de abastecimento  para consumidores, sua própria empresa e também manter o controle de custos. Tal método está diretamente relacionado à suprir as necessidades de seus clientes a partir da redução de custos, de maximizar o nível da demanda de mercadorias e de otimizar a eficiência operacional dos processos. Ou seja, nada mais é que o monitoramento do fluxo de entrada e saída de produtos.

Qual é o objetivo do controle de estoque?

Seu objetivo principal é facilitar o desempenho das vendas e também da gerência financeira, garantindo assim, um bom funcionamento das demais operações que dependem direta ou indiretamente do estoque. Como por exemplo, ele permite analisar a demanda de produtos e ainda sua maior e menor saída em determinada época ou estação.

o que é o estoque de uma empresa?

O estoque para empresas, é um dos ativos mais valiosos pois representa a essência do negócio, ou seja, pode ser uma peça de roupa, uma comida, entre outros produtos. Manter o estoque organizado é muito importante para não ocorrerem prejuízos como risco de deterioração e prazo de validade. Portanto, todo tipo de material ou ítem a ser vendido é chamado de estoque; que por sua vez possui como finalidade assegurar o funcionamento das empresas.

Como colocar em prática a gestão de estoque para pequenas empresas?

Já vimos que a gestão de estoque possui forte importância dentro das empresas! Mas como se devem lidar as empresas de pequeno porte para que posuam maior eficiência e, consequentemente, lucratividade? Confira abaixo algumas dicas que reservamos para você que quer abrir seu pequeno negócio!

  • Realize inventários

O primeiro passo é crucial. O inventário é uma rotina que serve pra identificar, classificar e contar todas as mercadorias de uma empresa. Hoje no Brasil, a instituição responsável por isso é o Conselho Federal de Contabilidade que regulamentam leis e normas para a criação do inventário.

  • Enfatize as informações importantes

O estoque pode ser orgaizado a partir de diversas informações básicas que possuem grande importancia para a tomada de decisões na hora da um cliente adquirir um produto. Dentre as principais, destacam-se:

– Referência,

– Custo,

– Categoria,

– Localização

– Validade

Para de fato conhecer o seu estoque, é necessário entender como a mercadoria se movimenta desde a compra do fornecedor, até a data e custo da venda.

  • Certifique-se dos custos e receitas

Não existe apenas o controle físico do estoque, mas também é preciso ser monitorado o valor a ser vedido, seu giro e a margem de lucro. A partir do sistema de gestão utilizado em sua empresa, é possível a vizualização de relatórios que apresentam os produtos de maior lucratividade, os mais vendidos, entre outros.

  • Monitore suas vendas para não esgotar suas melhores mercadorias

Já pensou em fechar uma grande venda e no final faltar uma mercadoria ou muitas? Sei que você não quer que aconteça isso na sua empresa, mas as vezes na correria do dia a dia você esqece de verificar como esta o fluxo do estoque. E agora? O que fazer?

Para evitar esse problema, a APRESI desenvolveu uma fucionalidade em nosso sistema que disponibiliza  o máximo e mínimo de produtos que podem ser adquiridos visando controlar melhor as vendas. Em casos de ultrapassar o limite seja ele máximo ou mínimo, haverá um alerta que disponibilizamos juntamente com um relatório para facilitar o pedido de compra de novos produtos.

Como zerar o estoque de uma empresa?

Para algumas empresas, as novidades no mercado podem gerar conflitos com o excesso de mercadorias antigas. Mas será que é possível zerar o estoque de uma empresa? Claro, o giro de estoque pode te ajudar! Uma baixa taxa de giro representam o excesso de estoque, já as altas, apontam as vendas imediatas de mercadorias. Segue abaixo algumas dicas para sair do nível baixo para o nível alto de giro!

  1. Promoções do tipo: Compre 1 leve 2
  2. Promoções relâmpago: 50% OFF apenas hoje!
  3. Queima total de estoque: Produtos com aquele desconto especial
  4. Leve também: produtos que se complementam e que muitas das vezes os clientes não sabem de sua importância
  5. Frete grátis em compras acima de um valor X: Conforte seu cliente sem sair de casa e fature mais!

Use a tecnologia ao seu favor!

Com objetivo de facilitar e simplificar os processos em sua empresa, a APRESI possui um sistema de gestão com estoque que foi desenvolvido para que você possa gerenciar sua empresa de maneira mais simples e prática. Venha gerenciar seu estoque conosco. Iremos te ajudar como investir em seu estoque sem causar prejuízo. Temos diversas ferramentas e relatórios que lhe ajudarão a administrar ainda melhor seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?